quarta-feira, 9 de junho de 2010

Empresas investem nos patos do futuro



Como pai separado, por mais que procure me fazer presente, fico meio vendido em relação a algumas questões relacionadas ao dia a dia de minha filha.

Dia desses soube de um "passeio" que a Camila fez com seus colegas - alunos da segunda série do ensino fundamental. Em uma linda tarde de sol, visitaram a indústria de papel Melhoramentos.

De modo geral, os "passeios" são "oferecidos" pela escola meio na base da chantagem: os alunos que não participam devem ficar em casa, pois no dia dos "passeios" não há aulas - e ninguém para cuidar dos dissidentes. Ou seja: os pais que se virem, ou banquem o tal "passeio".

O "passeio" à Melhoramentos foi vendido, descobri depois, como uma oportunidade das crianças conhecerem o processo de produção do papel. A atividade foi oferecida à escola pela própria empresa.

De cara achei a coisa esquisita e não demorou muito para que eu pudesse confirmar minhas suspeitas.

- Camila, como foi a visita à Melhoramentos?

Monossilábica como o pai, ela costuma responder perguntas do gênero apenas com um "legal". Não foi o caso.

- Legal papai. A gente só deve comprar papel da Melhoramentos. Eles cortam árvores mas plantam muito mais.

Não posso alegar ignorância. Sei que há uns bons anos o MKT das empresas investe fortemente no público definido como "pequeno consumidor". Mas a coisa se torna muito mais bizarra quando o seu filho se torna o pato da vez - ou o pato do futuro, como preferirem.

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