sexta-feira, 21 de maio de 2010

Procura-se um Günter Wallraff



Günter Wallraff, 67, é um jornalista alemão. Sua especialidade é o jornalismo investigativo e sua estratégia é sensacional. Wallraff se disfarça e mergulha de cabeça nas realidades sombrias que pretende retratar.

Loiro de olhos azuis, já se disfarçou de turco para mostrar as condições aviltantes a que são submetidos os imigrantes turcos na Alemanha. Para isso, trabalhou na construção civil, em minas de carvão, e foi cobaia da indústria farmacêutica. A reportagem lhe rendeu uma infinidade de processos, ameaças de morte, e um livro maravilhoso: "Cabeça de Turco", traduzido em mais de 30 idiomas.

Wallraff também se fez passar por um “yuppie” ambicioso e descolou um emprego no Bild, o jornal mais vendido da Alemanha. Após quatro meses nos bastidores do tablóide, reuniu informações para “Fábrica de Mentiras”, que mostra como o Bild distorce notícias e expõe os menos favorecidos.

Em sua mais recente empreitada, Wallraff se fez passar por funcionário de uma empresa de call center. Estou curiosíssimo para conhecer detalhes da experiência.

E fico pensando: será que não há um Günter Wallraff em Pindorama? Ano após ano as mesmas empresas lideram o ranking de reclamações do Procon - apesar obterem consecutivamente lucros recordes. Já pensaram em um Günter Wallraff no call center de uma empresa de telefonia ou de um banco? Meu deus...

Nenhum comentário: