segunda-feira, 5 de abril de 2010

Partido Republicano do Bispo

Em seu livro Plano de poder – Deus, os cristãos e a política, o "bispo" Macedo, criador da IURD, afirma que “Deus tem um grande projeto de nação elaborado por ele mesmo e que é nossa responsabilidade apresentá-lo e colocá-lo em prática”.

Nas eleições de 2002, a IURD elegeu 21 deputados federais e um senador, Marcelo Crivella, do Rio de Janeiro.

Animado com o desempenho na esfera política, Macedo decidiu que estava na hora de criar seu próprio partido. Para viabilizar a nova empreitada, os pastores da IURD coletaram mais de 400 mil assinaturas nos templos da igreja em todo o país. Em 2003, surgia o Partido Municipalista Renovador - hoje chamado de Partido Republicano Brasileiro.

Vice-presidente José Alencar é o quadro mais ilustre do PRB
Em poucos anos de atuação, o partido de Macedo tornou-se sólido: são filiados ao PRB o vice-presidente José Alencar, dois senadores, três deputados federais, sete deputados estaduais, 55 prefeitos e 778 vereadores. O ex-ministro Mangabeira Unger também engrossa as fileiras do partido.

Roriz vem aí
De olho nas oportunidades, o presidente do PRB e ex- bispo da IURD Vitor Paulo dos Santos, como o apoio de José Alencar, convidou Joaquim Roriz, ex-governador e ex-senador do DF - que renunciou ao senado após ser flagrado com a mão na cumbuca - para ingressar no partido.

Memorex
A IURD foi inventada por Edir Macedo em 1977. Passando a sacolinha, em pouco mais de três décadas o "bispo" ergueu mais de 5 mil "templos" em 170 países, arrebanhando -segundo números da própria IURD - mais de 10 milhões de "fiéis". Macedo, como pessoa física, construiu um império de comunicação impressionante - com destaque para a TV Record.

Como diria a Regina Duarte, estou com medo. Até sonhei com Jim Jones! (achei no google um vídeo em que Hélio Costa, na época repórter do Fantástico, contou a terrível história do pastor que... vejam).

Nenhum comentário: