domingo, 31 de janeiro de 2010

Documentário: O homem que engarrafava nuvens (ou "Em nome do pai")



"O homem que engarrafava nuvens" é anunciado como um documentário de Lirio Ferreira sobre o advogado e compositor Humberto Teixeira, autor de mais de 400 canções - dentre elas "Asa Branca" e inúmeros sucessos imortalizados na voz do parceiro Luiz Gonzaga.

De fato, o filme presta um merecido tributo à memória de Teixeira, ofuscada pela força de Gonzagão, que catalizou todas as glórias resultantes da exitosa parceria. Mas mais do que isso,o documentário é um cortante ajuste de contas da filha de Teixeira, a atriz Denise Dummont, com o pai.

Musa dos anos 80, Denise - também produtora do filme - é o fio condutor do documentário. Revirando arquivos e entrevistando personagens que acompanharam o apogeu de Teixeira, Denise procura assegurar que o pai saia das sombras, sendo colocado no mesmo patamar do "Rei do Baião". Ao mesmo tempo em que demonstra orgulho, a atriz tenta conhecer o homem que a criou após sua mãe ter pedido a separação e partido para os Estados Unidos ao lado de um novo amor.

O olhar de Denise é o grande diferencial do documentário de Lirio Ferreira, que consegue fugir do modelo convencional em que o protagonista é idealizado e suas imperfeições são empurradas para debaixo do tapete.


No "Zoom", da TV Cultura, Denise (que adotou o sobrenome Dummont quando o pai a proibiu de utilizar o sobrenome da família se seguisse a carreira artística) fala sobre o documentário.

Nenhum comentário: