quarta-feira, 22 de abril de 2009

Este sim é o cara


Zoólogo de ofício e compositor de primeira linha, Paulo Vanzolini completará 85 anos no dia 25 de abril."Um Homem de Moral", documentário sobre sua vida e obra, terá pré-estreia hoje, às 20h, no Espaço Unibanco.

Comentários sobre a pré-estreia
Vanzolini é um personagem fabuloso e o diretor Ricardo Dias produziu um filme comovente. Abaixo alguns comentários de Vanzolini no bate-papo realizado após a projeção:

"Não sou poeta, sou letrista. Eu faço letra de música para casar com a melodia. Só isso." (ao ser questionado se seria um poeta ou um letrista)

"Numa hora eu pego o microscópio. Em outra eu pego o samba. Não há mistério nenhum" (sobre o fato de ser zoólogo e compositor)

"Detesto as palavras malandro e malandragem. E a coisa também. Sou um trabalhador honesto". (sobre o fato de ser "um homem de moral", apesar de ter vivido na boemia - nas letras de suas músicas não existe a palavra "malandragem")

"A música caipira que se faz hoje é uma vergonha, um escárnio. Eu mataria todos!" (sobre o fato de produzir poucas composições sertanejas)

"O Adoniram disse uma vez no programa do Faro: o Paulo é um erudito e eu sou pitoresco" (sobre sua amizade com Adoniram Barbosa e as comparações entre as obras de ambos. Em outra ocasião, Adoniram teria respondido: eu não tenho estudo, componho músicas simples, para o povão. O Vanzolini é um intelectual, um doutor... um zoológico."

"O Adoniram era muito engraçado. Ele rendeu piada até na hora da morte. Ele tinha fama de pão duro. No seu velório, os Demônios da Garoa estavam inconsoláveis, com as caras muito tristes, até que entrou alguém e perguntou: mas o que aconteceu? O Adoniram pagou um café para um amigo e seu coração não resistiu - e todos caíram na gargalhada".

"Eu sinto muito... a música é minha mas eu gosto. Suei pra fazer..." (ao comentar a importância de sua obra)

Algumas das belas músicas de Vanzolini:

Na boca da noite
Praça Clóvis
Amor de trapo e farrapo
Volta por cima
Ronda
Cuitelinho

Nenhum comentário: