quinta-feira, 1 de julho de 2010

Indio do Demo quer apito no Arraial dos Tucanos


Desde pequeno ouço que o salário mínimo deveria valer pelo menos US$ 100, e que o brasileiro tem memória curta.

Sob Lula, o salário mínimo vale hoje cerca de US$ 280. Ainda baixo, mas uma belezura quando comparado ao seu valor nos desgovernos anteriores.

Agora, a tal memória do brasileiro parece que continua estagnada.

Quando Sarney sentou no trono sem que Tancredo tivesse sequer a chance de colocar a faixa presidencial, descobrimos - da pior forma possível -, que vice não é decorativo.

Presidentes adoecem. Presidentes enlouquecem. Presidentes morrem. E quem assume é o vice, sem ter recebido um único voto.

E não só presidentes. Serra se candidatou à prefeitura de São Paulo e declarou publicamente que não renunciaria ao mandato para concorrer ao governo. Renunciou, e deixou no seu lugar um inexpressivo afilhado político, sob o qual pairavam acusações de enriquecimento ilícito.

O circo político para as eleições 2010 começou a ser armado, e os principais partidos parecem apostar na falta de memória dos brasileiros, que demonstram ter esquecido dos cinco anos sob Sarney, das patuscadas e pantomimas de Collor e do estelionato Serra-Kassab - entre outras aberrações da história recente.

Dilma de Lula terá como vice Michel Temer, figura de proa - ou nem tanto - do deplorável PMDB de Sarney. Serra do Kassab, depois de gastar o chão de tanto dar voltas em torno do rabo, "escolheu" como vice o deputado Indio do Demo - segundo dizem, por ser o único nas profundezas do Demo, sócio dos tucanos, a não ter a capivara muito longa.

Acho que agora a Regina Duarte tem motivo de sobra para temer o Temer da Dilma e o Indio do Serra e do Kassab. Até eu, que já entreguei a rapadura faz tempo, temo.

Nenhum comentário: